Os 7 Alimentos Mais Perigosos Para os Dentes

Os 7 Alimentos Mais Perigosos Para os Dentes

comida-dentes-problenas

Pode não acreditar mas alguns alimentos são muito perigosos para a sua saúde oral. O pior é que a maioria são alimentos que consumimos todos os dias e que nunca julgamos serem prejudiciais para a nossa saúde.

E se lhe dissermos que um simples lanche da manhã com café, bolo e sumo de laranja está a prejudicar a saúde dos seus dentes? Acredita? Aliás, os três alimentos pertencem a esta lista dos 7 alimentos mais perigosos para os seus dentes. Já imaginou?

Os efeitos não são imediatos, mas passado algum tempo começam a surgir problemas como cáries, sensibilidade dentária, inflamações nas gengivas ou até a perda de dentes.

Vamos então conhecer os alimentos mais perigosos para os seus dentes:

Café

cafe-saude-oral

Tem os dentes amarelos? Se tiver, de certeza que o café é o principal culpado da cor amarelado dos seus dentes. O consumo frequente acaba por manchar os dentes, muito devido à cor escura e existência de pigmentação nos próprios grãos de café. 

Se beber café todos os dias, tenha cuidado, pois daqui a uns tempos pode vir a ficar com os dentes amarelos e a perder o sorriso.

Alcool

beber-cerveja-faz-bem

Bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, têm substâncias ácidas que destroem os tecidos das gengivas, bochechas e afectam os dentes. Também acabam por diminuir a produção de saliva, o que faz com que a boca fique seca. Uma boca seca é um ambiente ideal para o aparecimento de bactérias, cáries e diversas infecções.

O melhor mesmo é seguir a velha máxima: beba, mas com moderação.

Doces e Bolos

pudim-boca-doce-lindo

Os bolos, doces e pasteis são hidratos de carbono ricos em açúcares, que levam ao desenvolvimento de problemas graves nos dentes e gengivas. As cáries surgem através do desenvolvimento de bactérias provenientes do açúcar, que aumentam ao longo do tempo, se não houver uma escovagem diária regular.

Para além de todos os problemas de saúde que os alimentos açucarados causam, a sua saúde oral também é gravemente afetada, sendo as doenças de dentes um dos principais alarmes que outros problemas se estejam a desenvolver no seu corpo.

Refrigerantes

coca-cola-refrigerante

Refrigerantes como Coca Cola, Fanta ou outras bebidas com gás são muito ricas em açúcar e levam ao desenvolvimento de bactérias nos dentes e nas gengivas.

Através da ingestão moderada de bebidas com gás, estas bactérias destroem o esmalte e a saúde dos seus dentes.

Já viu o que uma lata de Coca Cola pode fazer à canalização de uma casa? Agora consegue imaginar o efeito que tem nos seus dentes?

Frutas Ácidas

frutas-acidas-sao-top

Sabe aquela fruta de que tanto gosta? Aquela fruta que tão bem lhe faz? Pode fazer bem à sua saúde em geral, mas a realidade é que maçãs, laranjas e uvas são frutas ácidas que contribuem para o aumento do desgaste dos dentes. Isto acontece principalmente quando são consumidas sem acompanhamento de pão ou de iogurte.

Outros condimento como vinagre ou tomates também devem ser deixados de lado para proteger os seus dentes.

Frutas Secas

frutos-secos-nozes-cerebro

As frutas secas, e cristalizadas, são banhadas em açúcar para se manterem saborosas e conservadas. Caso não escove os dentes depois de comer estas frutas, é provável que os resíduos destes alimentos continuem em contacto com os seus dentes durante a noite, aumentando o crescimento de bactérias e cáries.

Alimentos Ricos em Hidratos de Carbono

massa-carbonara-dentes

Nos últimos tempos muito se tem falado do mal que os alimentos ricos em hidratos de carbono fazem à saúde. Um dos seus efeitos mais perigosos ocorre nos dentes. Alimentos como batatas, pão, massa, feijão branco e cereais de pequeno almoço contribuem para um maior aparecimento de cáries, infecções e aumento de mau hálito.

 

Já sabe, durante o dia evite as massas, bolos e sumos, não consuma alcool e esteja longe dos açúcares. Igualmente importante é moderar a ingestão de frutos secos e de frutos ácidos. Por outro lado, pode descobrir neste artigo os Alimentos Mais Recomendados por Dentistas em 2018.

 


 

Agora que já conhece todas os alimentos que são prejudiciais à sua saúde oral, está na hora de visitar uma das nossas clínicas!

Pode agendar consulta através do número 800 282 282 ou então só tem que preencher este -> Formulário, dizer-nos o que se passa e marcar a sua consulta totalmente gratuíta.

Estamos à sua espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.