Portugal é o Segundo Pais Com Pior Saúde Oral na Europa

Portugal é o Segundo Pais Com Pior Saúde Oral na Europa

portugal-ranking-europa

 

Segundo um estudo recentemente divulgado, Portugal é o segundo pior país da Europa a nível de saúde oral. Em 2018 quase todas as crianças em Portugal apresentam pelo menos uma cárie dentária e 65% da população idosa não tem um único dente. Este estudo revela dados preocupantes sobre a realidade dentária em Portugal, colocando o país na cauda da União Europeia, no que diz respeito a cuidados de saúde oral.

A situação torna-se ainda mais invulgar, quando outros estudos indicam que Portugal é um dos países europeus com melhores níveis de cuidados de saúde gerais. Este péssimo resultado no que respeita aos cuidados de saúde oral torna-se claro quando se constata que não há uma educação de higiene oral passada nas escolas, centros de saúde e a informação disponível é pouco ou inexistente. Em 2018 mais de 17% dos portugueses indicam não ter uma saúde oral adequada, um valor duas vezes superior à media europeia.

Estes dados evidenciam a falta de hábitos de higiene oral junto da população portuguesa, fruto não só da falta de informação disponível, mas também pelo poder de compra decrescente da classe média e média-baixa em Portugal. Segundo o mesmo estudo, a classe média portuguesa pode ter despesas elevadíssimas quando acede a cuidados básicos de saúde oral. O que leva a que muitas famílias releguem a saúde oral para segundo plano do orçamento familiar.

Esta falta de informação e despesas de tratamento pouco acessíveis à população geral são duas das razões que levou a Swiss Dental Services a criar o Programa Nacional de Implantes Dentários. Através deste Programa Nacional todas as pessoas podem ter acesso aos melhores cuidados de implantologia a preços acessíveis e sem recorrer a entidades bancárias, ou planos de financiamento com custos acrescidos. Com o PNID pode colocar implantes unitários, próteses fixas superiores ou inferiores ou até fazer uma ROTA  (prótese total fixa).

Outro medida implementada que tem como objetivo melhorar os hábitos de higiene oral dos portugueses é o blog do PNID, este mesmo que está a ler. Costuma-se dizer que conhecimento é poder e assim, quantas mais pessoas lerem e partilharem os nossos artigos, mais pessoas irão alterar os seus hábitos e ter melhor dentes. Sorrir é muito importante para o nosso bem estar e só o podemos fazer quando temos dentes bonitos e saudáveis, para tal é preciso cuidar deles. Passe esta informação aos seus amigos e familiares, mas não se esqueça de lembrar também os mais novos que é fundamental escovar os dentes 2 vezes por dia.

Sabe que quando uma criança aprende um novo hábito nunca mais o perde, assim ao implementar novos hábitos desde pequenos dificilmente irão ter problemas dentários anos mais tarde.

Nós estamos comprometidos em colocar Portugal a sorrir e com a sua ajuda acreditamos que podemos chegar a mais pessoas e colocar Portugal como o país número 1 da Europa no ranking dos melhores sorrisos.


Já pensou em colocar Implantes Dentários ou precisa de fazer um check-up à sua saúde oral? Marque connosco uma consulta de avaliação totalmente gratuita através deste Formulário -> Marcar Consulta Avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.