A Importância da Higiene Oral na Juventude

A Importância da Higiene Oral na Juventude

higiene-oral-jovens

Desde muito jovens que somos ensinados a cuidar dos nossos dentes. Mesmo que não aprendamos em casa a importância de uma boa higiene oral diária, é provável que durante o percurso escolar se tenha falado de higiene oral e das boas práticas para cuidar dos nossos dentes.

Uma boa higiene oral é essencial para prevenir a grande maioria dos problemas que surgem nos dentes, gengivas, língua e de toda a cavidade oral. No entanto, com o decorrer do tempo e com o envelhecimento, é natural que apareçam problemas associados à saúde dos dentes.

Por exemplo, sabia que apenas 32% dos portugueses têm a dentição completa?
E que 68% da população portuguesa sofre de perda dentária?

Estes registos presentes no Barómetro da Saúde Oral da Ordem dos Médicos Dentistas, são bem explicativos dos problemas dentários dos portugueses. Tal como foi apresentado no anterior artigo: Portugal é o Segundo País Com Pior Saúde Oral da Europa. Estes números são deveras preocupantes, se pensarmos que esta percentagem representa perto de 7 milhões de pessoas, percentagem essa que tem tendência a aumentar nas próximas décadas.

 

Se analisarmos de forma mais profunda o impacto da saúde oral nos idosos, podemos constatar que a perda de dentes pode condicionar, não só a sua saúde física, mas também a sua saúde mental.

Num estudo publicado pelo Journal of the American Geriatrics Societyos investigadores estudaram comportamentos e respostas apresentadas através de um questionário e os resultados foram surpreendentes! Após mais de 60.000 participantes terem sido questionados sobre diversas situações: número de dentes conservados, historial médico e de saúde mental; quedas sofridas no último ano; consumo de álcool e tabaco; peso corporal e atividades que realizam diariamente, os resultados tornaram-se notórios e esclarecedores.

Os idosos com perda de dentes mais significativa são menos funcionais e ativos do que os idosos que não perderam tantos dentes. Deste modo, podemos concluir que é essencial que os cidadãos mais velhos recebam cuidados de medicina dentária adequados.

E por essa mesma razão queremos deixar-lhe alguns conselhos sobre prevenção e higiene oral:

. Tenha Hábitos Saudáveis de Higiene Oral

Ao prevenir e manter hábitos saudáveis de Higiene Oral contribui para o fortalecimento da sua Saúde Oral. Lembre-se que hábitos de prevenção são a chave para um Sorriso cheio de vitalidade e confiança!

. Faça Visitas Regulares ao Dentista

Visite o dentista pelo menos uma vez por ano, para prevenir e evitar qualquer desenvolvimento de doenças nos dentes ou nas gengivas. Antes de avançar para qualquer tratamento deve visitar o seu dentista para realizar uma consulta de avaliação.

. Os nossos dentes servem para mais do que comer e sorrir

Para além das duas funções mais visíveis, existem outros momentos que também enriquecem a importância dos nossos dentes! Como por exemplo:


Falar

– Beijar

– Namorar

– Brincar

– Estudar

– Trabalhar

– Conversar

– Dormir

 

Finalmente, podemos dizer que é importante fazer uma correta higiene oral, pois essa é a maior arma dos seus dentes. Saiba tudo através do nosso site: Programa Nacional de Implantes Dentários.

Aproveite também para marcar já a sua consulta sem custos -> Marcar Consulta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.