Gengivite: como prevenir?

Gengivite: como prevenir?

gengivite

Todos queremos ter um sorriso perfeito. Mas existe uma parte que é muitas vezes esquecida e ignorada: as gengivas.

O cuidado com as suas gengivas é essencial para a sua saúde oral. No seu estado natural, elas devem ter uma cor rosada. No entanto, por vezes elas são afetadas por doenças como a gengivite.

A gengivite pode ser desenvolvida por qualquer pessoa e existe mesmo muitas pessoas que nem sabem que a têm.

A partir de agora vai ficar a saber tudo sobre gengivite – quais os sintomas, como prevenir e tratamentos recomendados.

Sintomas

Os sintomas da gengivite incluem:

    • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis.
    • Sangramento das gengivas ao escovar e passar fio dental.
    • Mau hálito
    • Desaparecimento da gengiva
    • Dentes sensíveis e a abanar

 

Prevenção

Para prevenir o surgimento de problemas de gengivite deverá:

1. Ter uma boa higiene oral.

Tal como uma boa parte dos problemas dentários, a gengivite pode ser prevenida através de uma boa higiene oral. Isso significa escovar os dentes todos os dias durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia. Não deve esquecer-se ainda de passar fio dental entre os dentes e limpar a língua.

2. Visitar regularmente o seu dentista.

O seu dentista é a pessoa indicada para o ajudar a evitar problemas de gengivite. Por isso, visitas regulares (entre duas a três vezes por ano) são essenciais para descobrir problemas numa fase inicial. Além disso, dará recomendações para possíveis comportamentos que possam ser nocivos para a sua higiene oral.

3. Ter um cuidado com a sua saúde.

A sua saúde geral vai influenciar o estado da sua saúde oral. Torna-se assim importante que tenha um cuidado com ambas. Uma alimentação saudável, com poucos açúcares e comidas ácidas são algumas das recomendações. Ao visitar o seu dentista vai ouvir estas e outras recomendações.

4. Deixar de fumar.

O fumo, por si só, atrofia as gengivas o que torna mais complicado identificar problemas como a gengivite. Se fumar, o risco de sofrer de gengivite é muito alto e pode mesmo evoluir para uma doença periodontal.

5. Substituir a sua escova regularmente.

A sua escova de dentes deverá ser substituída regularmente a cada 3 a 4 meses. Com o passar do tempo, esta vai acumulando germes e bactérias com as lavagens. Além disso, os filamentos começam a ficar danificados e podem ferir as gengivas.

Tratamento

Na maioria dos casos, a prevenção é o suficiente para evitar problemas de gengivite. No entanto, esta nem sempre é 100% eficaz e nessa altura é necessário realizar um tratamento.

O tipo de tratamento vai depender da fase em que se encontra a gengivite assim como a forma como o seu corpo reage ao tratamento.

O recomendado, se suspeitar que sofre de gengivite, será marcar uma visitar ao seu dentista para que este lhe possa receitar o melhor tratamento. Quando descoberto numa fase inicial, o mais habitual é ser apenas necessário medicamentos e é realizada uma higienização oral. Em casos mais extremos, pode ser necessário restauração de dentes.

Por isso já sabe, esteja atento à sua saúde!

O seu sorriso é dos bens mais importantes.

Comece hoje a cuidar dele!

One Reply to “Gengivite: como prevenir?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.