10 Formas de manter os dentes saudáveis

10 Formas de manter os dentes saudáveis

dentes saudáveis

Todas as pessoas querem ter um sorriso bonito e uns dentes saudáveis. No entanto, nem sempre temos os comportamentos que permite obter essa condição física.

Para o ajudar a si, fique a conhecer 10 formas de manter os dentes saudáveis que certamente o vão ajudar!

1— Visite o Dentista Regularmente

As visitas regulares são essenciais para manter saudáveis os seus dentes e gengivas. O seu dentista irá ter em atenção a duas situações muito importantes: controlo e limpeza. No controlo, o seu dentista vai procurar por problemas nos seus dentes ou indícios. Aquando da limpeza, tal como o seu nome indica, é realizada uma higienização cuidada e minuciosa.

2— Evite bebidas gaseificadas

Habitualmente, as bebidas com gás são apreciadas pela maioria das pessoas. No entanto, é algo que deve evitar se pretender manter os seus dentes em bom estado durante muitos e longos anos. Elas fazem mal aos seus dentes por dois motivos: excesso de açúcar e os ácidos.

3— Tente esquecer a palavra açúcar

Um bolo hoje, um rebuçado amanhã, um chocolate no dia seguinte. Tudo isso parecem boas ideias e certamente que o vão satisfazer. No entanto, alimentos com açúcares processados são nocivos para os seus dentes.  Os efeitos podem não ser instantâneos, mas a médio/longo prazo vai começar a sentir problemas como a perda dentária ou cáries.

4— Deixe de fumar

Não é novidade para ninguém que fumar é mau para a sua saúde. Pode causar diversos problemas médicos e, em alguns casos, doenças fatais. No entanto, algumas pessoas esquecem-se dos problemas que o tabagismo pode causar na sua boca, gengivas e dentes.

Alteração da cor dos dentes, doenças das gengivas, perda dentária e mau hálito são alguns dos problemas que o podem afetar se continuar a fumar.

5— Cuide da sua escova

Para ter dentes saudáveis deve cuidar da sua escova. Depois de escovar deve enxaguar bem e colocar numa posição vertical, certificando-se que a mesma permanece ao ar livre — isso irá evitar que microrganismos cresçam na sua escova, pois eles adoram ambientes húmidos. Idealmente, deverá substituir a escova de dentes a cada três ou quatro meses, embora com crianças será necessário trocar com maior regularidade.

6— O Flúor é muito importante

O flúor é responsável por ajudar no crescimento dos ossos e dos dentes, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e os dentes permanentes (que ainda não nasceram).

7— Mantenha uma dieta equilibrada

Como qualquer outra parte do corpo, os seus dentes precisam de nutrientes para se manterem saudáveis.. Os nutrientes mais importantes para os dentes são cálcio, flúor, fósforo, vitamina D e magnésio. Estes cinco nutrientes trabalham em conjunto para construir e fortalecer o esmalte dos dentes.

8— Não se esqueça da sua língua

A escovagem da língua ajuda a combater as bactérias que se vão formando na sua boca.

Ela não é apenas essencial para manter os dentes saudáveis, mas também ajuda a parar o mau hálito.

9— Limite os alimentos ácidos

A acidez dos alimentos aumenta o risco de vir a ter cáries dentárias porque ela danifica o esmalte do dente, expondo a dentina e permitindo que as bactérias penetrem na superfície do dente.

10— Não ignore sintomas

Uma dor de dentes não é obrigatoriamente sinónimo de um problema grave. No entanto, se algo de incomum aconteceu com os seus dentes ou gengivas e perdura durante vários dias, é importante que informe o seu dentista imediatamente. Não ignore sintomas.

Mude o seu Sorriso e a sua Vida.

Marque já hoje a sua consulta de avaliação.

Agendar Consulta

3 Replies to “10 Formas de manter os dentes saudáveis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.