Dia Mundial da Saúde: Saúde há só uma!

Dia Mundial da Saúde: Saúde há só uma!

Possivelmente não é nenhuma novidade para si, mas sabia que saúde há só uma? Se sabemos então porque tantas vezes a descuidamos e nos esquecemos dela? 

Crescemos com expressões feitas como “Haja saúdinha”, “o que importa é ter saúde”, “A saúde não tem preço”, “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” e muitas mais que hoje em dia ainda se mantêm tão atuais.  

Se sabemos da sua importância então porque tantas vezes no nosso dia-a-dia nos esquecemos dela? 

Desde a nossa alimentação à falta de exercício físico, até à forma como cuidamos da nossa saúde oral, tudo vai influenciar a nossa saúde em geral. No entanto, e por vezes por falta de conhecimento, os cuidados com a nossa boca são subestimados face às suas consequências que levam muitas vezes a doenças sistémicas. A principal causa de morte em Portugal continua a ser as doenças cardiovasculares sendo que estas são maioritariamente atribuídas a maus hábitos, diabetes ou stress. Parece sempre ficar de fora a relação destas doenças com a nossa saúde oral.  

Está comprovado que doenças como a periodontite e a gengivite – tal como o nome indica – infeção da gengiva, ou outras infeções dentárias, podem provocar acidentes cardiovasculares devido às bactérias que da nossa boca “viajam” pela corrente sanguínea através das artérias e que muitas vezes escolhem como destino os vasos do coração. Uma vez instaladas formam coágulos e tornam-se particularmente perigosas para a nossa saúde. Endocardite, entupimento das artérias ou AVCs são nomes que impõem respeito e são alguns dos riscos associados, que pode desde já tentar prevenir cuidando da sua boca.

Não é ao acaso que existe uma filosofia chinesa que diz: “a língua é a abertura para o coração” e neste caso podemos aplicar a toda a nossa cavidade oral. Visitas regulares ao dentista, uma higiene oral adequada e uma boa alimentação são pequenos pontos de partida que mostram à sua saúde que se lembra dela.  

Não se esqueça da sua saúde oral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.