Livre-se das aftas de vez!

Livre-se das aftas de vez!

Se sente um ardor na boca que piora quando come e que teima em não desaparecer, o mais provável é que esteja com uma afta.

As aftas são pequenas feridas que surgem no interior da boca e que se manifestam através de dor, desconforto e dificuldades na mastigação.

Podem surgir isoladas ou agrupadas e apresentar várias cores, desde o branco ao vermelho, aparecendo normalmente no interior da bochecha, lábios, língua e gengivas.

O que provoca o aparecimento de aftas?

Apesar de serem lesões benignas, as aftas podem indicar que o seu sistema imunitário se encontra em baixo. Saiba como tratar este problema e evitar o seu aparecimento.

Está provado que não existe uma causa direta para as aftas, no entanto, existem alguns fatores que podem influenciar o seu aparecimento:

– Ansiedade e stress

Alimentos ácidos

– Alterações hormonais (ex: ciclo menstrual)

– Fatores genéticos e imunológicos

– Trauma oral (ex: mordedura acidental; escovagem agressiva)

– Alterações no pH oral

Alguns estudos revelam também uma ligação entre as aftas e a deficiência de vitaminas, por isso, aposte numa alimentação variada e num suplemento vitamínico, se for necessário.

Como tratar as aftas?

Apesar de serem inofensivas, as aftas têm uma tendência recorrente pelo que qualquer indivíduo saudável pode desenvolver este problema. Os sintomas podem durar entre 4 a 10 dias, em casos menores, com tendência a desaparecerem mesmo sem tratamento.

Uma vez que o tratamento é principalmente sintomatológico alguns fármacos podem ajudar a aliviar os sintomas através de anti-inflamatórios de aplicação local ou soluções antibacterianas como os elixires bocais.

Como medida de prevenção, devem ser evitados alimentos quentes ou picantes, que podem agravar a dor. Uma rotina de higiene oral adequada, com pelo menos duas escovagens diárias e utilização do fio dentário também ajudam a manter a sua boca livre deste tipo de lesão.

Contudo, se a ferida persistir por mais de duas semanas, deve consultar o seu dentista para identificar a causa.

Cuide da sua saúde oral e previna complicações!

Marque já a sua consulta de avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.