Vai comer açúcar?

Vai comer açúcar?

A resposta a esta questão é simples: pense duas vezes antes de responder. O seu organismo precisa mesmo de ingerir açúcar ou é apenas a vontade de querer saborear algo doce?

Hoje em dia existe uma oferta cada vez maior de produtos açucarados, e outros supostamente ‘saudáveis’ que nem desconfiamos que contêm elevados níveis de açúcar.

O açúcar encontra-se facilmente em alimentos como o leite, estando presente na lactose, e a fruta, através da frutose. Contudo, o problema não está nestes açúcares naturais mas na adição de açúcar refinado e outros adoçantes artificiais a alimentos processados, tais como bolachas, bolos e refrigerantes.

O açúcar é inimigo da sua saúde oral!

A Ordem dos Médicos Dentistas revela que se ingerir açúcar mais de 4 vezes por dia, aumenta o risco de desenvolvimento de cáries.

Como é que isto acontece? É simples. Quando ingerimos ou bebemos alimentos açucarados, estamos a alimentar as bactérias presentes na nossa boca, que por sua vez se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que dissolvem o esmalte dos dentes e que causam as cáries dentárias.

Estes ácidos atuam nos dentes cerca de 20 minutos após a ingestão deste tipo de alimentos, logo, quanto mais açúcar comermos durante o dia, mais expomos os nossos dentes aos agentes causadores das cáries. Não se esqueça que uma higiene oral adequada, com escovagens diárias e utilização do fio dentário, assim como visitas regulares ao dentista, são a melhor forma de prevenir doenças da boca.

O açúcar pode causar doenças?

Estudos recentes estabelecem relação entre o consumo excessivo de açúcar e o desenvolvimento de doenças crónicas associadas, como a obesidade, a diabetes tipo II e até alguns tipos de cancro.

São também conhecidas ligações entre o consumo exagerado de açúcar e a tendência para o aumento do consumo de gorduras saturadas, aumentando assim o risco de desenvolver doenças cardíacas.

A presença de açúcar em alimentos e bebidas, além de potenciar certas doenças, retira qualidade à alimentação praticada, pois adiciona energia sem qualquer valor nutricional.

Adopte hábitos saudáveis!

A melhor forma de não ingerir açúcar é manter-se longe dele! Esteja atento aos rótulos e evite tudo o que diga: glucose, sacarose, lactose, frutose, maltose, xarope de malte, melaço, dextrose, entre muitos outros edulcorantes que nada mais são do que açúcar disfarçado.

Como evitar o desejo de comer doces:

  • Beba água.
  • Coma fruta.
  • Faça exercício.
  • Não compre alimentos com açúcar.
  • Faça várias refeições por dia.
  • Durma pelo menos 8h.

Depois de perceber porque não deve comer açúcar, quis os seus perigos e qual a melhor forma de evitar a sua ingestão, já pode começar a dizer que NÃO quando lhe perguntarem se quer açúcar para adoçar os alimentos. A sua saúde melhora e o seu sorriso agradece!

Tem cuidado do seu sorriso? É sempre uma boa altura para dar a devida atenção à sua saúde oral!

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